E.U.S.

Edições Universo Separado foi criada em fevereiro de 1997. O nome deriva de uma frase de meu livro [não publicado ainda] “Suicida Libertário”, onde me referia aos ‘utopistas que sonham seus universos separados’. Por extensão, eus é um ‘nós’ derivado do “I and I” rasta.

eus foi concebida como uma editora dedicada a publicações em pequenas tiragens, ou microtiragens. Era novidade naqueles tempos e usei para começar a publicar meus livros, que foram multiplicando e acumulando no decorrer dos anos. Também, desde o começo, publiquei livros de terceiros.

Com o aperfeiçoamento na Arte da Encadernação, comecei também a produzir cadernos de anotações [ou ‘notebooks analógicos’], procurando sempre um complemento de renda que ajudasse na sobrevivência.

Foto de Ivan Moreira - pixelfotos.com.br

Hoje ofereço o serviço de edição / publicação, além de realizar Oficinas de Encadernação e de Produção de Livros Artesanais para quem estiver interessado. Acredito que o melhor que posso fazer com o conhecimento acumulado é compartilhá-lo com outras pessoas que, como eu, tem coisas escritas que querem publicar e esbarram [se trombam] com as dificuldades impostas pelo sistema de publicação e distribuição que toma conta do mercado editorial.

Com o tempo também comecei a me interessar pela publicação eletrônica de livros. No começo limitada ao arquivo pdf, hoje tem que lidar com vários arquivos que podem ser lidos em plataformas diferentes. Já produzi um ‘cd literário’ com arqs.pdf linkados, navegável nem que site, com parte de meus trabalhos. Um outro será produzido neste ano, com mais livros.

Considero que o escritor [poeta ou prosista] tem que aproveitar o que a tecnologia lhe oferece na atualidade. Tem a seu favor a queda drástica nos custos que tinha pra entrar em contato com seu público. Se decidir ser seu próprio editor, o custo de seu livro é menor que uma fotocópia espiralada; se encomendar a terceiro, o custo médio é menor que uma gráfica tradicional.

Como padrão, uso papel reciclado nos livros que publico, impressos em laser. As capas normalmente são de material mole, mas também faço outras mais ‘luxosas’, com diversos graus de dureza, dependendo se a base é papel kraft, paraná ou outros.

Foto: Rogério - FESC

O desafio que apresentam os diversos novos arquivos eletrônicos foram a primeira inspiração para este blog. Na sequência de experimentar os diversos programas que posso conseguir, irei publicando as minhas experiências.