FEL - Contato 5


O CONTATO – Festival Multimídia Colaborativo é um projeto da Universidade Federal de São Carlos que fomenta o cenário cultural de São Carlos e região central do Estado de São Paulo e busca desenvolver integração em torno de atividades artístico-culturais. O evento é composto por apresentações gratuitas de música, cinema e instalações de arte eletrônica; atividades de formação e aperfeiçoamento de profissionais nas áreas abrangidas e debates amplos sobre as temáticas abordadas.
O CONTATO é realizado anualmente por projetos da UFSCar e diversos grupos culturais parceiros que almejam, a partir de sua articulação, estabelecer parcerias para a pesquisa e desenvolvimento de processos de produção artística e comunicacional caracterizados pelo uso da tecnologia e por uma relação próxima com a sociedade. Todo esse trabalho acontece de modo que o espaço aberto ao intercâmbio de novas produções seja propício à articulação dos setores em prol da superação de desafios, do fortalecimento e integração dos potenciais de criação.
O projeto é produzido pela Rádio UFSCar, a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar, o Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, os Empreendimentos de Economia Solidária de São Carlos e a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar além de diversos apoiadores e parceiros.


A Fora do Eixo Letras (FEL) é a frente do Circuito Fora do Eixo que trabalha a palavra, nas suas formas mais diversas – escrita, falada, visual, sonora, multimídia, interativa, dentre outras. O grupo encampa, para além da palavra-livro, a palavra-digital, palavra-quadrinhos, palavra-visual, palavra-teatro, palavra-música. Criando e sistematizando ações nesse âmbito nos mais de 50 coletivos da rede espalhados pelos quatro cantos do Brasil.

A FEL busca compreender os elos da cadeira produtiva e criativa da Palavra, buscando expandir as formas e democratizar o acesso, tendo na formação de leitores uma de suas principais ações. Sempre dentro dos conceitos de cultura digital, economia solidária e autogestão característicos de todo o Circuito Fora do Eixo.

Na prática, a frente promoverá saraus, espetáculos poéticos, publicações diversas, oficinas de formação, produtos interativos, debates e seminários sobre o processo criativo e a cadeira produtiva do escritor.

Em busca da sustentabilidade econômica, social e ambiental da Palavra cada vez mais viva!