quinta-feira, 28 de junho de 2012

Minhas Memórias com meu Cinema


Ontem entreguei o boneco do livro “Minhas Memórias com meu Cinema”, de José de Oliveira, o Zé Pintor. Nas 320 páginas contem 312 imagens digitalizadas em jpg, do roteiro desenhado da vida dele.
 
Esta obra foi roteirizada e filmada em São Carlos-SP por Carlos Eduardo Magalhães Vieira de Aguiar, o Dudu, e um pequeno grupo de amigos. O filme “Delírios de um Cinemaníaco”, baseado neste roteiro desenhado, está em processo final de edição e será lançado em breve. É um grande trabalho coletivo, colaborativo.
Foto de Laila Manuelle

A edição do livro deu um trabalho danado. O Zé Pintor utilizou diferentes tipos e tamanhos de papel e uma variedade de canetas e marcadores de diversas cores, e um lápis de grafite nº 6 que usou com diversa intensidade no traço.

Isso provocou uma variação acentuada nos escaneamentos das folhas e teve que ser retificado com ajuda do Photoshop e o prático MsPicture Manager, cada uma por separado, até chegar a um resultado aceitável.

O primeiro escaneamento foi feito por Tatiana Oliveira mas, pelas dificuldades apresentadas no material original, foi necessário voltar a escanear 49 folhas. Feito isto em outro scanner, deu resultados diferentes e teve que ser adaptado à qualidade das imagens originais.

Quero destacar o apóio e a ajuda da Casa Fora do Eixo / Aparelho Coletivo de São Carlos. O pessoal sempre facilitando, colaborando na boa. Sem eles, tudo teria sido mais complicado e trabalhoso.

Outro destaque é a decisão do Zé Pintor de liberar os direitos de reprodução e a produção de obras derivadas de seu livro. Em breve também vamos subir alguns arquivos digitais para ser baixados de graça e lidos em tablets, smartphones e computadores tradicionais.

O lançamento de uma ‘microtiragem’ deste livro, em sua versão analógica, está previsto para acontecer junto ao lançamento do filme, em uma edição artesanal totalmente feita em papel reciclado. Exemplares adicionais podem ser encomendados neste blog. 

Nenhum comentário: