sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Oportunidade Dourada de um Escritor

Ainda que os livros eletrônicos ainda não tenham acertado seus passos, há sinais que o negócio está expandindo de maneira lenta, mas segura. No caminho, os chamados e-books vão se afirmar no mercado.

A publicação impressa de uma obra literária é um labirinto confuso, com editores altamente seletivos por causa da grande quantidade de propostas e manuscritos que chegam a seus escritórios. Mas ainda, se você tiver um produto bom, você pode achar um editor para ele. As oportunidades que a nova mídia nos oferece são abundantes.

Uma boa forma de ingressar no Mundo da Publicação é começar no campo do e-livro. É um lugar onde, se tiver um bom produto, pode encontrar quem o publique. Obviamente que erros de digitação e gramaticais devem estar ausentes do seu trabalho; e seu talento deve transparecer para ser percebido. Dados estes requerimentos básicos, as oportunidades tem chance de aparecer.

Como existem os livros em sua forma tradicional e também os livros gravados em áudio, agora existem os livros eletrônicos. Em alguns casos, só são o texto de um livro já impresso, agora apresentado em forma eletrônica. Em outros casos, tem um valor agregado, porque são ‘em vivo’ e conectados à www. Livros eletrônicos são experimentos não somente em forma, mas também em função, e há funções destes que nos levam a anos luz além da prensa de Gutemberg, nos lançando dentro do século 21.

Um livro eletrônico pode conter filmes, animação e áudio; pode conectar a milhares de sítios da rede onde o leitor pode achar mais informação, mais entretenimento e diversão, pode aprender mais sobre o autor, e este pode usar uma infinidade de programas de computador para apresentar o conteúdo de uma maneira diferenciada, etc.

Sendo um ramo novo, ainda não abundam ‘editores eletrônicos’, mas também existe a opção para o escritor, que pode publicar ele mesmo sua própria obra em seu sítio próprio na internet. Tem a vantagem de não precisar rachar os lucros com o editor, mas terá que lidar com a promoção de sua própria obra, o que pode ser um trabalho bastante consumidor de tempo.

Uma vez publicado, como qualquer ‘e-publicador’ pode lhe confirmar, começa um trabalho absorvente! Promoção é o nome do jogo e você pode passar dias a fio nessa ocupação. Planeje suas atividades de promoção de acordo com o sucesso que está perseguindo – grande, médio ou pequeno.

Sua publicação independente – seja em e-livro ou a-livro [analógico, de papel] – pode ser um sucesso se você acredita nela. Editores de livros impressos tendem a se interessar nas obras que já deixaram uma trilha de referência.

Nenhum comentário: