quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Oficina de Produção de Livros Artesanais

Como já manifestei neste blog [e todo escritor sabe], o maior problema do Escritor Independente é a publicação de seus escritos pela via que as editoras convencionais oferecem. Acrescente-se a isto o sistema de distribuição excludente e marginalizador.

Também estou tentando esclarecer que hoje os escritores não estamos mais presos a essa forma de fazer as coisas. O acesso a um computador e uma impressora converte qualquer escritor em editor de suas próprias obras. O custo dos materiais e das ferramentas mínimas/ básicas é muito baixo e o trabalho envolvido não é tão difícil ou complicado.
Lançamento previsto no
Festival  Contato

Eu mesmo publico meus livros unindo as novas tecnologias da informática com um artesanato basicão. Também publico livros escritos por outros, na minha própria Editora Independente.

Gosto de repassar esta informação, este “know how”, a outras pessoas. Ocasionalmente dou oficinas no Sesc, em Pontos Culturais, ou até particulares. Agora mesmo agendei uma oficina durante o “CongressoNacional Fora do Eixo”, antes da realização do evento “Festival Contato 5”, em São Carlos-SP.

Estamos esperando uma “avalanche” de participantes no CNFdE, com pessoal vindo de todo o Brasil. Sem dúvida virão escritores, tanto prosistas como poetas. É a eles, principalmente, que é dirigida esta atividade, mas também tem espaço para quem tiver interesse em aprender a técnica da Edição Independente.

A Oficina de Produção de Livros está agendada para acontecer os dias 14 e 15 de novembro, das 14 às 17 horas, no Campus da Ufscar. Tempo bastante para aprender as manhas da encadernação não feita por máquinas. Não tem custo para os participantes; até as ferramentas serão fornecidas.

Os trabalhos apresentados serão impressos na editora da Ufscar, alguns poucos exemplares de cada. Por isso temos que marcar o dia 7 de novembro como prazo máximo para receber os trabalhos aqui. Podem ser enviados ao e-mail deste blog, mas a Coordenação do evento também está enviando uma comunicação com instruções. O arquivo tem que ser .doc ou .odt. As páginas serão necessariamente tamanho A5.

O convite de participação é dirigido a toda pessoa que tenha alguma coisa escrita e queira publicar. A única restrição seria a obras “grandes/compridas demais”, como romances de centenas de páginas, por exemplo. O compromisso dos autores que enviem material seria a participação na oficina.

Podemos considerar produções de um autor só, ou coletâneas que reúnam várias de um mesmo gênero. Por isso precisamos dessa semana de tempo, para preparar e imprimir o material.

Venha a participar e aprenda como experimentar a satisfação de apresentar seu livro, feito inteiramente por você, desde o primeiro rascunho com caneta num papel até a obra pronta para dar de presente, trocar ou vender.

Libere-se da Tirania Mercantilista

Nenhum comentário: