sexta-feira, 17 de junho de 2011

Começando a Tarefa proposta

Ao pesquisar a disponibilidade de programas relacionados com nossos interesses me deparei com uma quantidade expressiva, bem maior do que o esperado ou imaginado. Comecei a baixar indiscriminadamente pela ordem em que aparecem em alguns sites de download e completei 28 programas. 

Separei os arquivos.exe segundo suas utilidades em pastas separadas. Também agrupei no menu ‘Iniciar’, criando pastas temáticas via ‘Documents & settings’/usuario/Menu Iniciar/Programas, nomeando Nova[s] Pasta[s] criadas aí segundo o conteúdo similar agrupado, para não recarregar a lista do menu. Sem esquecer criar um link no Favoritos, para poder voltar à origem em qualquer momento.

Decidi começar com um programa leitor de pdf alternativo do tão usado Acrobat Reader da empresa Adobe. Por pura curiosidade instalei o Foxit Reader 5.0.1.0523, dedicado aos mais conhecidos arquivos pdf, legíveis em qualquer computador.

Antes de baixar o arquivo de instalação conferi comentários de usuários. Esta prática é bem recomendável. Neste nosso caso me influenciou para não baixar alguns programinhas que tinham comentários muito negativos. No Foxit chamou a atenção uma discussão sobre a instalação de uma barra de busca da empresa “Ask” no navegador. Tive cuidado de não selecionar sua instalação, mas ela está aí, no meu Firefox. Chato pacas. Marco ponto negativo: invasivo demais pro meu gosto.

Mas aí é que descubro um botão “Create pdf” nela. Clico e abre uma página no meu navegador, convidando à instalação de um plug-in que permitiria a criação de documentos pdf on-line. Oferece converter os arquivos office mais comuns: doc, xls, ppt, html, txt, jpeg, bmp, gif, etc. gratuitamente. Mas isso em troca da instalação de mais uma barra de ferramentas no navegador.

Já vi pessoas que não se incomodam/até parecem gostar de 4 ou 5 “toolbars” no navegador. Eu me incomodo e a desinstalei pelo “Adicionar ou remover” do Windows. Imagino que poderiam colocar um botãozinho-link no próprio Foxit Reader que, aliás, tem uma bela e funcional interface. É totalmente diferenciado do seu emulado Adobe Reader.


Para baixá-lo e experimentá-lo clique aqui, onde também encontra uma detalhada descrição de suas qualidades.

Clicando aqui tem acesso a uma outra página que baixa o programa, com análise e comentários de usuários. Destes, destaco instrução para traduzir o software ao português.br. Pode também conferir Editor, Criador e Reader Portable de pdf da mesma marca.

Se estiver interessado ou precisando trabalhar com arquivos pdf, aqui encontra uma pequena seleção do que está disponível no mercado.

Nenhum comentário: