sexta-feira, 17 de junho de 2011

Introdução / Primeiro Post


Sempre digo e repito que a literatura é a mais discriminada das artes. Não culpo uma animosidade diretamente dirigida a estabelecer condições que propositalmente ‘escanteiam’ prosistas e poetas; mas a própria indústria que explora o setor não facilita as coisas para quem escreve com a finalidade de mostrar seus trabalhos e ser lido.

Por outro lado, hoje estão surgindo diversos instrumentos alavancados pela tecnologia mais avançada, que facilita [muito] a publicação e circulação das obras de qualquer pessoa que tenha alguma coisa escrita.

Isso, sendo bom para o escritor, que vê seus custos radicalmente reduzidos, também implica no conhecimento e manejo de vários softwares mais ou menos complicados. As diversas plataformas/ou suportes da escrita, hoje disponíveis, superam os alcances de um simples programa de texto ou de um popular pdf. Novos hardwares apareceram [e seguem aparecendo] no mercado, usando softwares com diversos tipos de arquivos para possibilitar a visualização de textos.

Um “padrão internacional” pretende ser imposto, mas nem todo produtor ou fabricante está disposto a usá-lo. Assim surgem programas dedicados a converter textos originais a diversos formatos, a converter formatos entre si, a ‘desconverter’ alguns formatos, ou até para poder ler alguns formatos em plataformas para as quais não foram criados.

O panorama da edição de livros eletrônicos, aparentemente tão simples até há pouco tempo, está se tornando um assunto mais complexo, ainda que se preconize a pretensão de simplificar a criação, distribuição, comercialização do que vamos chamar e-livros.

Mas também os a-livros [analógicos de papel] atualmente tem sua publicação facilitada. Pequenas tiragens de edições independentes são possíveis com baixo investimento. Qualquer pessoa com acesso a um computador e uma impressora é um “editor” potencial. Qualquer escritor pode publicar seus próprios livros em casa, sem precisar recorrer a gráficas e editoras interessadas em grandes lucros.

Oba! Esta enxurrada de palavras pretende ser uma síntese do interesse deste blog/blogueiro. Sendo dirigido a escritores e pessoas interessadas em literatura, imagino que comprimento de texto não seja problema. Quero tentar colocar neste espaço, e em alguns espaços linkados, tudo o que for aparecendo em relação à publicação de livros. A maior parte da informação não se encontra em português, mas aqui vamos dar um jeito nisso.

Eu sou o Ernesto [quem me chamar de senhor não está falando comigo]; estou com 68 anos de idade; acredito que meu nível de conhecimento de informática está sobre a média [qual média?], ainda sem nunca ter feito um curso sobre coisa nenhuma nessa área. Isso chamam de autodidata. Sou escritor e editor de meus livros e também publico para terceiros. Tenho alguma experiência nisso e quero repassá-la, socializá-la. Também quero aprender sobre as novas ferramentas e os novos horizontes que estas abrem. O que for aprendendo irá aparecendo centralizado neste blog.

Espero que o material que consiga publicar seja de serventia para todos nós.

Nenhum comentário: