sexta-feira, 17 de junho de 2011

Intenção e Metas


A tecnologia da disseminação da informação possibilitou uma mudança no paradigma de como os livros são publicados e lidos. Por meio de computadores e Internet podemos implementar formas totalmente novas de publicação eletrônica por demanda e sua distribuição em todo o Planeta.

O processo de publicação modificou-se profundamente e os autores não precisam mais depender exclusivamente de editoras, gráficas e distribuidoras. Estas empresas e os antiquados procedimentos por elas empregados encarecem muito o produto-livro e os autores recebem pouco demais pelo seu trabalho.

Com as novas ferramentas eletrônicas, autor@s podem se tornar verdadeiramente independentes, publicando e distribuindo suas obras desde sua própria residência. Basta ter um computador ligado à Rede e já pode começar a faturar com os próprios produtos. Se tiver uma impressora [laser de preferência, mas não obrigatoriamente] pode produzir suas publicações analógicas / tradicionais livros de papel, com um simples processo artesanal como antigamente, podendo alcançar altos padrões de qualidade.

Se quiser que outras pessoas leiam suas publicações em outros suportes de escrita, pode convertê-las na forma que possam ser lidas em diferentes 'tablets' ou 'e-readers', ou até em celulares. Tudo pode ser feito de formas simples ou mais complicadas. A escolha é sua.

Como fazer estas coisas são temas que vou encarar neste blog. Tem uma boa quantidade de programas que produzem diversos tipos de arquivos; tem diversas formas em que estes podem ser lidos;  como também tem uma série de assuntos correlatos, relacionados, como, por exemplo, o importante tema dos direitos autorais. Essas e mais coisas merecem ser resenhadas.

Para complementar, na sequência quero criar um espaço onde leitores possam achar as obras produzidas por escritores e editores independentes, disponibilizadas de forma gratuita ou paga. Aos poucos chegaremos la, sem dúvida nenhuma. É claro, também me interessa vender meus livros; posso mostrar uns vinte.

Nenhum comentário: