sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DISTRIBUIÇÃO


A distribuição do Produto Cultural  reproduzido em forma de livro é assunto que complica ainda mais a situação do escritor. Aqui no Brasil temos ters empresas de distribuição que tomam conta do mercado. Para um escritor independente, que publicou por conta própria, é impossível participar [se beneficiar] desses canais de distribuição.

Como consequência, tem que achar forma de de vender seu produto pessoalmente. Seu mercado é reduzido a suas relações pessoais imediatas, ou pouco mais do que isso. Uma tiragem pequena, mínima, de 1.000 exemplares pode demorar anos para ser repassada a leitores e dificilmente sequer retorna os custos.

Difícil mesmo é achar uma livraria que aceite expor e vender livros de autores independentes, além de clara e aberta discriminação do autor desconhecido, até a exigência de código de barras no exemplar, não faltam desculpas esfarrapadas que afastam e impedem os autores de contatar o público consumidor interessado em seus produtos.

No momento não existe uma rota de distribuição que facilite a vida dos escritores independentes. Uma iniciativa dirigida a democratizar a reprodução de obras literárias, tem que ser completada com a construção de uma rede de distribuição que possa dar suporte ao escoamento desta produção incrementada.

Nenhum comentário: