sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SUGESTÕES DE FUNCIONAMENTO

* Catálogos: produza um catálogo com as obras dos autores. Deve conter no mínimo o título da obra, o nome do autor, uma breve descrição e forma de contato.

Em anexo segue uma lista de encadernadores, contendo os preços de encadernação por página, os preços das capas, formas de pagamento, contato, área que atende.

Uma breve descrição de como funciona o serviço pode ser acrescentada, para que os leitores não tenham dúvidas de como comprar.

* Feiras: um exemplar de cada livro é exposto em banca ou stands, ou em cartazes afixados pelo local. O leitor escolhe o livro e ali mesmo fecha as negociações.

A forma de encontrar os encadernadores deve ser acertada previamente, e pode ser através de indicação do autor, em um local específico da feira ou outro.

Importante que o processo seja o mais rápido e desburocratizado possível, para que o cliente não fique chateado com o atendimento.

* Internet: um site de comércio eletrônico, contendo um espaço para contatar o autor e um espaço para contatar os encadernadores.

Opcionalmente, de incluir um espaço para publicação de e-books [com diversos tipos de arquivos], que assume cada vez mais importância com os tablets, celulares e outras formas de leitura da mídia eletrônica.

É necessária uma ferramenta de busca de obras e de encadernadores.
O cliente simplesmente acessa a página, usa a ferramenta de busca para encontrar o livro, e depois para encontrar os encadernadores mais próximos de sua residência.

Os negócios podem se consolidar por e-mail, através de ferramentas disponíveis no site, como os sistemas ‘pagseguro’ e ‘paypal’. Estes sistemas permitem o depósito do pagamento em diversas contas, separando as partes de um e outro participante, diretamente, evitando maior burocracia e despesas administrativas.

A entrega é feita por correios ou outro sistema de entregas qualquer, no caso dos produtos analógicos [papel impresso].
Existe programa que envia automaticamente o arquivo eletrônico para o comprador na hora de efetuar o pagamento.

* Trocas: Os autores trocam obras entre si e vendem cada qual a obra do outro em sua região, em um sistema pró-cooperativo.

Os pagamentos de direitos autorais são acertados previamente entre as partes.

* Associação formal: Os autores institucionalizam uma parceria formando uma ong, associação ou cooperativa, e negociam através desta com pontos de venda a distribuição do livro, podendo ou não criar um selo próprio.

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