sábado, 27 de agosto de 2011

Um Hamster no PC

Existem vários [até diria muitos] programas que convertem livros digitais para diversos arquivos que podem ser lidos em dispositivos e plataformas diferentes. Em geral são gratuitos, como o Hamster, que nos depara com uma agradável surpresa.

Apresenta uma interface minimalista [bom, eu acho agradável isso], que nos leva à conversão de um arquivo original a vários outros, em só tres simples passos: vc carrega o[s] arquivo[s] que quer converter / vale arrastar e soltar ou pode abrir pelo programa; escolhe o arquivo de saída ou a plataforma onde quer usá-lo, e manda fazer.


O processamento é rápido –em termos- dependendo, claro, do tamanho dos arquivos processados e do computador usado. Na imagem embaixo, um detalhe de um pdf convertido em ePub, visualizado no "Visualizador de eBooks" ou "eBook Viewer" que vem junto na instalação de um programa que veremos em outra ocasião. Se trata do 'calibre', que também é 'uma mão na roda'.

Um detalhe que vamos aprendendo, é a conveniência de criar uma capa em arq.imagem –como jpg ou outro. Nenhum dos programas que estou testando consegue manter a edição original de uma capa, ou página de rosto, feita em programa de texto.

Também o arquivo a ser convertido não deveria conter números de página, que só atrapalham, pois o resultado é uma folha contínua, como voltando aos ‘rolos’ antigos feitos de papiro e outros materiais. Também é conveniente não hifenizar, sendo que os tracinhos aparecem fora de lugar nos textos convertidos. Lembre que o tamanho e o tipo de fonte pode ser mudado pelo usuário, o que pede outros parâmetros de formatação.

O único probleminha que me deparei é que o programa mudou o lugar de uma imagem, deixando-a fora de contexto. Não consegui corrigir esse erro.

O pior do Hamster é que ele instala, tipo ‘compra casadinha’, um programa de zipar arquivos. Em sua primeira utilização não funcionou, indicando que o arquivo estava danificado; mas o WinRar deu conta do recado sem stress. Este ‘Free Zip Arquiver’ pode ser removido normalmente pelo Windows.


O arquivo mostrado pelo Visualizador é o mesmo que pode ver na página "e-Edição", acessada na Barra acima.

Ainda vale advertir que não é possível converter diretamente um arquivo .doc ou .docx. Primeiro este deve ser convertido em pdf, para depois ser passado a Lit, ePub, xhtml5, ou outros.

Nenhum comentário: